expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 30 de setembro de 2017

CINEMAS DA CIDADE DO NATAL DO PASSADO E DO PRESENTE






  PRIMEIRO CINEMA DA CIDADE DO NATAL


                                               
                                Cinema na rua Chile Ribeira                                            
                    
            O Cinema Polytheama já existia em outra capitais como        São Paulo e outras capitais do Brasil. conforme pesquisas na internet  o Polytheama chegou no seculo xx em meado 1915 a 1920) o primeiro prédio do cinema Polytheama foi na Ribeira mas precisamente na Rua Chile que na época era chamada de (Rua da Alfândega ) ou conhecida como (Rua do Comercio)




                        Cinema já na Rua Augusto Severo                                   
                O Cinema mudou se para um prédio maior (foto acima) e com mais estrutura tinha local para as senhoras da época deliciar das taças de sorvetes. com a vista do bondinho   que passava quase em frente. vocês podem ate achar estranho    a frente do cinema como se fosse varias portas mas na verdade são duas portas e quatro janelas iguais. Os filmes vindos do Rio de Janeiro que eram importados pelas Companhias norte-americanas. se vocês observar na foto acima vera que na frente do cinema ficava bastante movimentado os homens com seu terno bem arrumados com posse de galã, e o engraxates fazendo os sapatos brilharem para ganhar algum réis.     



     Nessa mesma época do cinema Polytheama encontrei em pesquisas o nome do "Cinema Natal" mais pesquisei bastante e não encontrei nada sobre o mesmo. 


            Se alguém tiver informações sobre o Cinema Natal e poder ajudar.



          Voltando ao Cinema Royal que por décadas dominou na cidade alta dando aos seus frequentadores a oportunidade de ver exibição dos melhores filmes vindos das distribuidoras norte-americanas. 
                               
                                               

O Cinema pode ter sido iniciado no teatro.


Teatro Carlos Gomes 1904 Ribeira

                 Teatro esse que foi inaugurado em 1904 com o nome de Carlos Gomes e em 1957 o Prefeito na época Djalma Maranhão mudou o nome para Teatro Alberto Maranhão.


                           Segundo o poeta e jornalista Anchieta Fernandes em          seu livro Ecran Natalense o teatro teve também o seu papel de iniciar na arte do cinema        ( veja cartaz abaixo)


                                                                       
             
        Agradecimento ao Alderico leandro, ao blog Natal de Ontem, ao poeta Anchieta Fernandes.




     O PRIMEIRO CINEMA DA CIDADE ALTA 




                             ROYAL CINEMA  


                ESSE CINEMA FICAVA NA ESQUINA DA RUA ULISSES CALDAS COM A RUA VIGÁRIO BARTOLOMEU. NÃO CONSEGUI SABER EXATAMENTE ONDE FICAVA E O QUE É HOJE NO LUGAR.  PESQUISEI MAIS NÃO CONSEGUI DESCOBRIR.
  
              TAMBÉM PERCEBI QUE EXISTE DESENCONTROS COM AS DATAS DA INAUGURAÇÃO DO MESMO

              Em Alguma pesquisas aparece o ano de (1911 a 1913) em outas (1920) o certo é que Natal em meado de 1915 o cinema entrou na vida dos Natalenses com dois cinemas o Pathé e o Royal esse segundo ficava na cidade alta e era o primeiro no bairro na época e ficava na Rua Ulisses Calda e Vigário Bartolomeu em uma esquina, mais como já expliquei não consegui encontrar o lugar exato. O Pathé ficava na Avenida Tavares de Lira e foi inaugurado numa quarta-feira, dia 19 de fevereiro de 1913 ( mais não encontrei registos de fotos no local ). O Pathé esse nome é uma homenagem a um dos pioneiros da Sétima Arte, o francês Charles Pathé.    
                
              Voltando ao cinema Royal que por alguma décadas dominou o cenário fazendo a alegria de muitos com exibições de filmes da distribuidora Norte Americana.

  
                                   
                       O MAESTRO POTIGUAR

                             TONHECA DANTAS
             

                                    A Valsa Royal
      Bastante conhecida pelos potiguares em festa publicas onde temos a presença da orquestra sinfônica. Mais poucos sabem que essa musica é de um potiguar ela foi feita em homenagem ao cinema Royal. A Valsa Royal era tocada antes e depois de cada apresentações. O Mestre Tonheca Dantas. (assim ele era conhecido) mesmo com toda a influencia e amizade nas rodas sociais da época e mesmo assim foi bastante injustiçado pelo poder publico da época e também os atuais já que seu nome é esquecido na nossa historia. 

           A Importância de Tonheca Dantas ao cinema principalmente a popularidade que teve em todos as camadas sociais na época apesar do reconhecimento não conseguiu exito financeiro no RN, fato que o fez procurar trabalho na Paraíba não ganhou dinheiro foi pobre, e na ultima fase da vida serviu como soldado raso na policia Militar     
                                                            
                                                               O Apelido                                                    

                O prefeito Djalma Maranhão apelidou de "Strauss Papa-jerimum".

Suas Origens    

       Sertanejo de origem humilde, filho de João Jose Dantas oficial Militar,da escrava Maria do Espirito Santo escrava alforriada e  Tonheca Dantas como era conhecido nasceu em Caraúbas dos Dantas em 1871 contrariou todos os prognósticos  e ultrapassou fronteiras e hoje suas musicas é presença obrigatória no repertorio de bandas filarmônica no Brasil e no Exterior  sua valsa "Royal Cinema" foi concebida especialmente para animar o publico antes e apos as sessões do cinema Royal.


                             A Guerra
            Esta valsa foi tocada exaustivamente pela Radio BBC de Londres, durante a segunda guerra mundial, infelizmente executada como sendo de "autor desconhecido"
             Suas composições eram principalmente valsas, dobrados,maxixes,hinos,xotes,polcas, marchas e outros gêneros musicais orquestrados. São obras famosas também a as valsas Delírio e A Desfolhar Saudades, a marcha solene Republicana e o dobrado Tenente José Paulino           

                    Valsa Royal




                                                                                     
Anchieta Fernandes e ao  pelo texto no blog Jornal zona sul.

                      
                    Cinema Nordeste



                Imagem relacionada

                                             Saudades do Cinema Nordeste 

  


           O Cinema Nordeste era um cinema com estrutura moderna para a época e foi inaugurado em 1958. Um dos poucos exemplares do modernismo em Natal. Em sua fachada um belo painel do artista plástico Aguinaldo Muniz. 
             
         Nos anos sessenta, o Cinema Nordeste teve seu apogeu exibindo filmes como Ali Babá e os quarenta ladrões, Desirée, O Amor de Napoleão, etc.

              Um cinema aconchegante e belo, o primeiro a funcionar em Natal com ar-condicionado. Escuro como breu, lembro do lanterninha a nos guiar ate encontrar o assento.
              Local de encontro da juventude potiguar. Muitos namoros começaram ali com o gosto do melhores sorvetes da cidade na época. 
                                    ANOS 80 e 90
           A Turma mais nova não tem ideias como era essa época para assistir o filme "Os Trapalhos" ou Os Filmes da " Xuxa" A fila era o dia todo com crianças e adultos iniciava na frente do cinema e seguia na Rua Dr. Francisco Ivo que fica ao lado esquerdo do cinema ( obs. algumas pessoas vai achar estranho o nome da rua e ate questionar é porque essas ruas são bastante confusa mesmo, um chamam de "Beco da Lama" outros de Vaz Gondim. depois explico) voltando a "incrível fila" a mesma dava a volta no quarterão chegando a rua Gonçalves  Lêdo. é isso mesmo! e muitas vez se confundia inicio e fim, vendedores de algodão doce e etc.
        Os filmes dos “Trapalhões”, de grandes bilheterias e outros filmes nacionais e lançamentos internacionais. Lá vimos toda a série de Sissi, a imperatriz, com a bela Romy Schneider. Depois funcionou uma sessão de arte e já na sua decadência, final dos anos 90 passavam filmes pornôs e alguns anos depois fechou a casa. não encontrei a data exata, do Dia e ano da sua falência.   
        
                              EXPLICANDO SOBRE A RUA.
          Você caminhando na Rua Ulisses Calda antes de chegar a Av. Rio Branco entrando a direita tem uma rua estreita essa é " O Beco da Lama"  mas quando chega na esquina onde no passado tinha um "Boteco Rustico" conhecido por "A Meladinha do Nazi" bastante conhecido nos anos 60,70 e 80 (depois postarei tudo sobre esse saudoso bar) desse local ate a  Rua João Pessoa a Rua muda de nome e passa a ser Rua Vaz Gondim, mas quando você atravessa a João Pessoa "a rua estreita" passa a ser Dr. Francisco Ivo. ( que era a rua da tão famosa fila do Cinema Nordeste) ufa! confuso não? 


           
              NO PRÉDIO DO ANTIGO CINEMA NORDESTE                Em seu local também funcionou a Rádio Nordeste.          Hoje no local funciona uma loja de departamento, que ocupa o prédio com estrutura do Modernismo e por esse motivo a loja  que se encontra no local teve algumas restrições sobre a reforma no prédio.    
        

         




           
                          Cinema Rex

                                    Cinema Rex anos 70
          Como vocês podem ver a historia e registos da nossa cidade são bastantes raros  e esse cinema não tão antigo assim, década de 60 e mesmo assim registros e relatos do mesmo são escaços. precisei fazer um print  de um vídeo que aparece o cinema rex. 
            Esse é o objetivo do blog resgatar a historia e quem sabem fotos dos locais.      

                                                                     CINEMA REX                                  

                  O cinema Rex, foi inaugurado no dia 18 de julho de 1936 

                  Sua planta foi traçada pelo arquiteto Heitor 
Maia Filho e a construção do prédio esteve sob a direção do engenheiro Omar O`Grady, situado no espaço,na Av. Rio Branco.
            ( Apenas como relato ) Omar conhecido por "O Grandy" foi Prefeito da Cidade do Natal. 
             O Seus Idealizadores: Enéas Reis e Francisco Nogueira do Couto (Xixico, conhecido capitalista nos anos 30)
           O cinema Rex no final dos anos 70 começou a sua decadência cultural, onde suas seções eram com filmes chineses como: O Tigre e o Dragão, do consagrado diretor Ang Lee, A Morte em Minhas Mãos, feito em Hong Kong pela dupla de irmãos Rumne e Run-Run. 
            Sei que muitos vão lembrar das seções "duplas" dos filmes porno, isso mesmo! "promoção" pague 1 e veja 2 filmes de sexos.
            Fechou as portas após a sua última seção no dia 30 de julho de 1984.
            Em seu lugar surgiu a loja de dois andares que proporcionou vários empregos na época " A Casa Pernambucana" que no final dos anos 90 e inicio dos anos 2000 fechou as portas.
            
                          HOJE NO LOCAL 
                            
       Outro cinema que fechou as portas e 

deixou saudade na nossa cidade Natal


                    


                     O cinema Rio Branco foi inaugurado em 11 de fevereiro de 1949 o Governador na epoca José Augusto Varela e o filme de estreia MINHA ROSA SILVESTRE por décadas foi templo da sétima arte potiguar. o prédio tem um formato que lembra um navio e foi projetado para 2000 pessoas. nos anos 80 os cinemas no Brasil passavam uma crise e na nossa cidade não poderia ser diferente e com a chegada do cinema moderno com salas menores como o do Natal Shopping. mais o cine Rio Grande não ficou de fora dessas modernidade e em 1991 o seu proprietário Moacyr Maia construiu no mesmo prédio em sua lateral no térreo  uma sala de cinema, menor mais confortável com o nome de Cine Rio Verde mais mesmo assim tempos depois o cine rio grande precisou se curvar a realidade dos cinemas no Brasil e foi quando os filmes porno ganhou força nas telas e para não fechar as portas o cinema Rio Grande não foi diferente dos demais e começou a ter seções de filmes porno. mais com o falecimento do proprietário  Sr. Moacyr os dois cinemas o Rio grande e Rio Verde fecharam suas portas.
     fonte Wikipédia  


                                       
                               Primeiro cinema em shopping center
                                               


           Esse a turma mais jovem lembra bem foi o pioneiro 





Nenhum comentário:

Postar um comentário